02-04-2025 21:27

Restauração de fachadas em condomínios: Veja os principais cuidados!
A importância da restauração de fachadas
Restaurar fachadas é fundamental para a valorização e conservação do condomínio. Imagine uma situação totalmente comum de um possível comprador desistindo do negócio porque notou traços de desleixo ou defeitos aparentes na infraestrutura do prédio. Isso coloca em xeque a credibilidade do síndico e do condomínio, além de causar insatisfação nos próprios moradores que podem vir a apresentar queixas e trazer problemas.
Além disso, a segurança dos condôminos deve ser sempre preservada, pois uma fachada mau conservada pode colocar a vida de todos os usuários em risco. Imagine essa situação que infelizmente acontece muito: Uma parte do reboco ou uma parte de revestimento que esteja se soltando (devido falta de manutenção) na fachada de um andar alto do prédio, literalmente despencar lá de cima? Terrível, não é? Pois pode ser fatal. Portanto muito mais do que cuidados com a estética da fachada, saiba que segurança é um direito que deve ser garantido aos moradores pelo síndico e pela administração do condomínio. Portanto, o ideal é sempre realizar inspeções periódicas de fachadas e infraestruturas no condomínio afim de sanar patologias ou vícios e realizar as manutenções necessárias.
Por fim, seguindo corretamente essas recomendações, há a valorização do imóvel. De acordo com levantamento feito pelo portal Lugar Certo e demais profissionais da área, fachadas atraentes são capazes de valorizar um imóvel em 15% a 20% do seu valor, enquanto prédios descuidados são desvalorizados.
Dessa forma, junto com a equipe de gestão, o síndico deve ser o guardião do condomínio, garantindo a conservação do patrimônio e ser o principal responsável por qualquer tipo de manutenção, reforma ou limpeza das fachadas. Além da aparência externa, é imprescindível que seja feita uma análise cuidadosa de toda estrutura predial, a fim de avaliar a existência de sinais de deterioração mais urgentes.
Portanto, garanta sempre a manutenção em dia e se dedique a monitorar as áreas de maior risco.
Os principais cuidados ao restaurar as fachadas do condomínio
Maquiar um problema geralmente causa muito mais prejuízos do que benefícios, não é mesmo? Por isso, ao notar que alguma parede apresente algum dano e necessita de pintura ou qualquer tipo de reparo, busque uma empresa especializada para avaliação da real causa dessas patologias e te entregar um diagnóstico preciso com um plano de ação para as correções.
Muitas vezes, o que a princípio poderia ser uma correção mais simples e de menor custo se for realizada de forma preventiva, pode sair mais caro do que se imagina se for deixada de lado por muito tempo, pois o que seria possível corrigir com uma intervenção simples irá virar uma grande dor de cabeça, pois com o tempo e exposição constante à sol e chuva, uma pequena área danificada na fachada irá acelerar o processo de deterioração com surgimento de micro fissuras, fissuras e até mesmo rachaduras, causando infiltrações e danos ao imóvel. Com isso os reparos sairão bem mais caros, pois normalmente demandam muito mais tempo de mão de obra especializada e materiais para a restauração. Portanto, mantenha uma inspeção periódica em seu condomínio como um todo, afim de manter a conservação em dia e evitar custos altos e “imprevistos”.
Como síndico, escolha sempre empresas qualificadas para que analisem também se a infraestrutura precisa de manutenção. Apenas um profissional qualificado pode identificar se os sinais externos indicam danos mais sérios que comprometem a segurança de todo o condomínio.
A seguir, confira os principais cuidados para a restauração de fachadas do imóvel.
Infiltração
É muito comum ocorrer algum tipo de infiltração nos imóveis ou na fachada do condomínio. Isso se dá por vários motivos, como tubulações mal instaladas, canos estourados, materiais de qualidade inferior, vedações danificadas em janelas e esquadrias, entre outros.
Portanto, assim que perceber infiltrações, busque um serviço de reparo que consiga identificar a raiz do problema e realizar os reparos necessários para impedir sua continuidade. No caso das paredes externas, a reforma pode ser simples e na maioria dos casos, apenas a repintura das paredes com tintas emborrachadas de boa qualidade já resolve, cobrindo as microfissuras e revitalizando a fachada.
Fissuras, Trincas e Rachaduras
Com o tempo, algumas fachadas costumam apresentar fissuras, trincas e se não forem corrigidas a tempo, rachaduras. Mesmo que não aparente um problema mais sério na estrutura, esses tipos de incidentes podem acabar assustando muitos moradores.
Nesse caso, é importante identificar se a causa dessas patologias é devido a alguma falha no acabamento da obra ou em sua infraestrutura. A seguir, invista em um serviço especializado para reparar as fendas abertas e opte por produtos mais duradouros, consistentes e que garantem maior qualidade/durabilidade.
Pintura de Fachadas
A pintura pode parecer uma reforma simples, mas saiba que qualquer tipo de fissura ou deterioração deve ser analisada com cuidado e ser corrigida. Não basta apenas passar a tinta nas paredes, é preciso também observar se as fissuras e trincas são tratadas de forma adequada, se os materiais utilizados são adequados e assegurem eficácia para garantir a conservação do imóvel.
Uma empresa especializada como a RENOVO REFORMAS realiza uma análise completa do local que receberá a pintura — além de utilizar os procedimentos adequados e os melhores produtos para manter sua durabilidade, qualidade e evitar gastos excessivos para o condomínio.
Destacamento de revestimentos
Durante as inspeções, ao notar que algum material, como cerâmica, tijolo ou pastilha, esteja solto, rachado ou precisando de manutenção, aja imediatamente para evitar que esse material se solte da fachada e algum acidente possa ocorrer. Antes de mais nada, contratando uma empresa responsável, ela irá cuidar de todos os procedimentos de segurança para realizar os devidos reparos, como isolamento da área com fitas ou telas para impedir que um condômino ou pedestre chegue próximo da área do revestimento.
Avise os moradores sobre o problema e deixe claro que será necessário realizar uma reforma urgente. Logo após, é importante trocar qualquer tipo de peça danificada e, se possível, executar a modificação dos materiais em toda a fachada.
Limpeza e hidrojateamento de fachadas
Se a intenção é preservar ao máximo as fachadas e mantê-la sempre em ordem, deve-se realizar a lavagem e ou hidrojateamento periódico das estruturas e de seus materiais. Então considere contratar empresas especializadas com profissionais capacitados e experientes e que saibam quais produtos e equipamentos são mais adequados para cada área de seu condomínio.
principais-cuidados-na-restauracao-de-fachadas-de-condominios,
principais-cuidados-na-restauracao-de-fachadas-de-predios,
Restauração de fachadas em prédios Veja os principais cuidados!,
Restauração de fachadas em condomínios Veja os principais cuidados!,